quarta-feira, 11 de julho de 2012

Curso Fabricação de Cachaça

Alunos do Curso: Fabricação de Cachaça



O Laboratório Vocacional de Cachaça do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Rio Pardo de Minas realizou, entre os dias 02 e 06 de julho, o curso “Fabricação de Cachaça”, em uma parceria entre o CVT, o Senar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 
As aulas totalizaram 40 horas e todos os participantes obtiveram informações sobre: a legislação vigente para a produção da cachaça e registro de alambiques; como escolher a área do canavial e do plantio da cana até a produção de fermento natural; como controlar a fermentação e a destilação, envelhecimento, análise sensorial, aproveitamento de resíduos, comércio e noções de associativismo.


Durante o curso, os alunos tiveram a oportunidade de praticar todos os conhecimentos, incluindo a fabricação do fermento, a destilação, análise visual dos aromas e sabores da bebida. “O produtor aprendeu a ficar atento também ao modo de armazenamento, etapa importante para garantir a qualidade do produto,” alertou o instrutor do Senar, Ygor Gomes Rocha. 


Alunos do Curso: Fabricação de Cachaça

Alunos em aula prática em canavial 


Alunos em aula no curso "Fabricação de Cachaça"
Alunos do Curso: Fabricação de Cachaça


O CVT de Rio Pardo de Minas pertence a Rede Mineira de CVTs, projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes - MG), com apoio das Prefeituras Municipais. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação e aperfeiçoamento profissional.


A rede conta com 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, e 4.5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como um dos estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do País. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 700 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Já foram investidos, em sua estrutura, mais de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, por meio de emendas parlamentares.

Centro Vocacional Tecnológico de Rio Pardo de Minas
Rua Rafael Bastos Pereira, 59 – Centro | Rio Pardo de Minas / MG - Contato: 38 9122-8820   



Nenhum comentário:

Postar um comentário