terça-feira, 1 de março de 2011

PARCERIA - CVT, CAMPO DIGITAL e Prefeitura Municipal de Rio Pardo 2010


 


O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Rio Pardo de Minas em parceria com a Empresa e Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Secretaria Municipal de Educação de Rio Pardo de Minas, lançaram o Programa Campo Digital, para atende jovens da zona rural com cursos de inclusão digital (Informática Básica e Avançada).

1. DESCRIÇÃO DO PROJETO

Projeto Piloto: Campo Digital – “O jovem rural antenado com o mundo”
Cliente/Beneficiário: Jovens Rurais do Estado de Minas Gerais
Município Participante: Rio Pardo de Minas-MG
Nº de Jovens rurais atendidos: 100 jovens
Início Previsto: Novembro de 2010
Término Previsto: Março de 2011
Coordenador do Projeto: Sérgio Fernandes

2. INDENTIFICAÇÃO DO OBJETO:

O projeto CAMPO DIGITAL tem como propósito criar condições para aplicação de cursos de inclusão digital para jovens rurais no Estado de Minas Gerais, utilizando os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), por meio de parceria firmada com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES-MG), e por contratação de empresa especializada em “Educação Interativa” que será responsável pela disponibilização do curso interativo em ambiente online por meio de plataforma LMS(Learning Management System).

3. APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O CAMPO DIGITAL é um projeto idealizado pela EMATER-MG cuja finalidade é a inclusão digital dos jovens rurais no Estado de Minas Gerais. Para que isso aconteça, a EMATER-MG por meio de parceria firmada com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTES-MG, utilizará toda infra-estrutura dedicada aos cursos de inclusão digital dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT).
Durante o processo de capacitação, os alunos receberão apoio de monitores devidamente qualificados e treinados pela empresa responsável pelo curso de inclusão digital, a ser contratada pela EMATER-MG, além de receberem suporte e assistência à utilização do ambiente de educação Interativa - LMS.
Ao final dos treinamentos, os alunos devidamente aprovados nas avaliações, receberão certificados constando informações sobre o seu aproveitamento e carga horária do curso.
Ao final do curso, o jovem rural deverá ter instruções necessárias e habilidades para operar um computador; estes jovens poderão acessar a rede da SECTES-MG (CVT’s e Telecentros) ou qualquer outra rede pública ou privada para buscar e trocar informações, por meio da internet, e-mail, grupo de notícias, portal de informação entre outros, facilitando o acesso da informação no ambiente onde estão inseridos.

3.1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Espera-se que ao final do curso de inclusão digital, o jovem rural tenha conhecimento e habilidades relacionadas ao uso dos principais softwares do mercado. Para que isto aconteça, o pacote de inclusão digital será composto pelos seguintes módulos:

- Cidadania;
- Digitação;
- Introdução a Informática;
- Sistema Operacional (Windows XP);
- Navegação na Internet e e-mail
- Microsoft Word
- Microsoft Excel
- Microsoft PowerPoint

OBJETIVO DO PROJETO:

O projeto CAMPO DIGITAL contribuirá para diminuir os índices de exclusão digital entre os jovens rurais no Estado de Minas Gerais, com a efetiva democratização do uso da tecnologia da informação. Este projeto busca a inserção digital dos jovens rurais no uso da informática, por meio dos CVT’s, para atingir um aprimoramento social e profissional, e estar inseridos no contexto da nova sociedade em que vivemos.

META PREVISTA:

Este projeto-piloto tem como meta a inclusão digital de 100 jovens rurais até Março de 2011, no município de Rio Pardo de Minas-MG.

JUSTIFICATIVA:

Este projeto foi elaborado tendo como base estudos, levantamentos e pesquisas que revelam a necessidade da inclusão digital dos jovens rurais no Estado de Minas Gerais. Tem como proposta criar uma estratégia de atuação da Empresa, tendo em vista a inclusão digital dos jovens rurais, com o intuito de trabalhar os principais anseios desses jovens, por meio dos benefícios oferecidos pela tecnologia da informação.
Fundamentado no propósito de promover o fortalecimento do meio rural, e retratando as ações integradas para o desenvolvimento deste ambiente em cada município, tem o objetivo de promover um desenvolvimento tecnológico e social focado na diminuição dos índices de exclusão digital dos jovens rurais em Minas Gerais, com a efetiva democratização do uso da tecnologia da informação e conseqüentemente melhoria da qualidade de vida.
Este projeto oportunizará a participação dos jovens rurais em um mundo completamente novo, onde a inclusão social trará transformações, em razão do livre acesso a informação, propiciando a formação de uma nova geração de Agricultores Familiares.

PÚBLICO ALVO:

Jovens Rurais, filhos e filhas de agricultores familiares, com idade entre 14 a 29 anos, que exerçam atividades produtivas agrícolas e não agrícolas, individuais ou coletivas relacionadas ao espaço rural, ou ainda, ações relacionadas à gestão social de programas e projetos voltados ao desenvolvimento rural sustentável e residam no meio rural ou urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário